13/08/2014

Cirurgia de prótese total do joelho


O vídeo que você vai ver — recomendado apenas para os fortes, pois as imagens são extremamente chocantes! — mostra um procedimento conhecido como cirurgia de prótese total do joelho, e foi realizado no Bega District Hospital, localizado na Austrália.

Aliás, quando você bater o olho na caixinha de ferramentas utilizada pelo médico — que lembra as que são usadas por marceneiros! —, vai entender o motivo de termos nos referido a esta intervenção como sendo menos “delicada” do que o transplante de coração. Preparado?

 

Só para que você entenda o que aconteceu durante a cirurgia, segundo Dr. Adriano Leonardi — ortopedista especialista em joelho — descreve em seu site, depois que o paciente é anestesiado, o cirurgião então substitui as partes danificadas da articulação por peças de metal e plástico que são moldadas para permitir que o joelho volte a desempenhar suas funções.


Entre os materiais utilizados nessas peças, estão o aço inoxidável, o cromo e o titânio, e se você conseguiu assistir ao vídeo até o final, então deve ter percebido que o cirurgião também usa um cimento ósseo para fixar tudo no lugar. Outro material usado é o polietileno, um tipo de plástico atóxico e muito resistente que também faz parte da prótese.


No caso da cirurgia do filme, o ortopedista realizou o procedimento assistido por computador e, como você viu, ele usou um equipamento para tomar medições e realizar leituras diversas vezes enquanto operava. Outra informação interessante é que como a câmera estava presa a um capacete usado pelo médico, a visão que temos durante o filme é bem próxima à da que ele teve quando estava trabalhando.

Fonte: Mega Curioso

2 comentários:

  1. Depois disso o paciente pôde andar tranquilamente? Ele pode pular?

    ResponderExcluir
  2. acho que sim Luisinho

    ResponderExcluir