04/02/2015

[Livro] Assombro - Chuck Palahniuk

Assombro (2005) é uma obra literária de Chuck Palahniuk escritor nascido em Pasco, Washington em 1961. Seu livro mais conhecido é Clube da Luta, livro este que deu origem ao filme homônimo.
Thumbnail image for assombro.jpg
Seus estilo literário é recheado de sarcasmo e ironia. Tem como norma uma contemporaneidade, sempre levando as histórias para o absurdo.

A história é simples, sendo uma crítica a sociedade televisiva e de fama instantânea, tudo na história gira em torno de se tornar conhecido, ou reconhecido.

O livro se desenvolve contando a história de 18 pessoas que respondem a um anúncio estranho, convidando-os a um retiro, para que eles consigam escrever sua obra-prima.

Para isso eles terão que ficar isolados durante 3 meses. No entanto, eles acabam trancados em um teatro abandonado, como se estivessem participando de um reality show. Tendo que lutar por comida e pela sobrevivência.

Um a um as personagens morrem, deixando para trás um conto.

O livro é estruturado em contos escritos pelos personagens, poemas que antecedem cada conto (também escritos pelos personagens) e a história em si. Cada personagem possui uma personalidade muito bem trabalhada, e isso se reflete em seus contos. Aqui se encontra um exemplo da genialidade de Palahniuk.

Não há como descrever muita coisa do livro, só que o escatológico faz parte dele, e que Palahniuk é um dos melhores autores atuais.
Um fato interessante que pode demonstrar o impacto do livro: pelo menos 73 pessoas desmaiaram durante as leituras públicas de um dos textos que compõem Assombro.

O conto chama-se Tripas (clique aqui para ler) , responsável por levar mais de 50 pessoas a perderem os sentidos durante sua leitura, em uma turnê de divulgação.

O livro vale a pena, mas não é para qualquer tipo de leitor. Um dos melhores livros que li ultimamente, realmente inovador e chocante.

Fonte: Obvious

0 comentários:

Postar um comentário